Exames
Exame para avaliação de disturbios do sono como ronco, apneia, insonia, bruxismo, sonambulismo e outros. Avalia através de varios parametros como frequencia cardiaca, saturação de oxigenio no sangue, eletroencefalograma, fluxo respiratório oral e nasal, movimentação de musculatura torácica e abdominal, e outros.
É importante para saber a gravidade do disturbio do sono e para indicar o tratamento correto. É realizado normalmente durante a noite, o paciente dorme na clinica, acompanhado por um tecnico em polissonografia.
É um exame de vídeo em que é utilizado um endoscópio flexível para avaliar estruturas do nariz, das cavidades paranasais. Esse exame diagnóstica doenças como: hipertrofia de cornetos, desvio de septo, rinites, sinusites e hipertrofia (aumento) de adenóide, sangramentos nasais, tumores, etc. Avalia a função respiratoria (nariz entupido), roncos e apneia.
Durante o exame, o paciente fica sentado. É necessário aplicar uma pequena quantidade de anestésico e/ou vasoconstritor em spray ou em gotas no nariz. Pode ser realizado em qualquer faixa etária e em gestantes.
É realizado com laringoscópio rígido ou flexivel acoplado a um sistema de vídeo. Contudo, o grande diferencial é o sistema especial de iluminação gerado pelo estroboscópio, que dá um efeito de câmera lenta. Isso permite uma análise mais detalhada das estruturas da laringe, principalmente a movimentação (vibração da mucosa) das pregas vocais. Dessa forma, torna-se mais evidente o diagnóstico de lesões que causam problemas na VOZ como nódulos, cistos, pólipos, lesões pré-malignas e malignas de pregas vocais.
É um exame de video indicado para avaliar a garganta (faringe e a laringe) e as pregas vocais. É realizado com endoscópio rígido ou flexivel que é acoplado a uma câmera de vídeo que está interligada a um gravador de DVD. O paciente fica sentado e pode ser necessário aplicar uma pequena quantidade de anestésico em spray na garganta.
Durante o exame, o paciente é solicitado a tentar emitir alguns sons para que o otorrinolaringologista possa melhor avaliar as pregas vocais. O exame é indicado principalmente para avaliar problemas de voz (rouquidão ou disfonia) e pode identificar sinais de doenças em outros órgãos como o estômago (refluxo gastroesofágico ou faringolaringeo) e lesões de faringe e laringe.
Também através desse exame pode ser analisada as funções de respiração e de deglutição (engasgos).
O teste alérgico cutâneo é chamado de Prick Test ou teste de puntura. É um método "in vivo" que consiste em detectar quais são substancias de origem natural, sintetica, ambiental ou alimentar que podem induzir a uma reação alérgica no indivíduo.
Este teste é capaz de detectar sensibilidade a inalantes como, por exemplo: ácaros, gramíneas (pólens), fungos, epitélio de cão, epitélio de gato, penas, baratas, mosquitos e outros insetos. Pode detectar também sensibilidade a alimentos como: leite, clara de ovo, amendoim, cacau, carne suína e abacaxi e outros.
Exame que visa avaliar a função auditiva do paciente (inclusive crianças em idade pré-escolar), detecta perda auditiva, medindo o grau e o tipo da perda auditiva. É realizado com fones de ouvido em cabine acústica.
É um exame realizado em cabine acústica que tem por objetivo detectar o limiar de percepção e o índice de reconhecimento da fala, avalia a capacidade de entendimento da fala.
Avalia a mobilidade da membrana timpânica e dos ossiculos do ouvido, sendo indicada nos casos suspeitos de doenças da orelha média, como presença de liquido ou secreção na orelha média.
Exame eletrofisiológico que tem por objetivo avaliar a integridade e função da cóclea. É também conhecido como o teste da orelhinha que deve ser realizado para triagem auditiva em todos os recém nascidos.
Exame que avalia a função do labirinto. Importante para diferenciar tonteira de origem no cérebro (central) e tonteira de origem no labirinto (periférica).
É um método objetivo, não invasivo, que avalia a via auditiva desde o nervo auditivo até o córtex cerebral. Em seu uso clínico, objetiva avaliar a integridade da via auditiva e a obtenção do limiar eletrofisiológico da audição. Apresenta-se alterado nos casos de tumor do nervo auditivo, doenças neurológicas e em perda auditiva.
Avalia funcionamento da orelha interna e nervo auditivo. Investiga a presença da doença ou Síndrome de Menière que é um tipo de ateração do labirinto (labirintite).